11 fevereiro 2011

O Início das Aulas

Esse ano estou trabalhando em duas escolas. Na escola nova que entrei a Julio Benatti, descobri uma reação maravilhosa dos alunos que ainda não haviam tido contato com as Artes Visuais.
Tive o cuidado de planejar cada detalhe para a minha apresentação e a da matéria já que seria uma coisa totalmente nova na vida deles, então a primeira aula foi uma apresentação dos materiais que eu utilizo como o projetor de imagens (que muitos não conheciam) as regrinhas básicas que apresento sempre na primeira aula, e o primeiro contato com as obras de arte.
Primeiro pensei em levar a réplica em gesso da Vênus de Millo, mas me deparei com um problema, a obra de arte nua, seria difícil explicar de primeiro impacto por que a obra de arte estava sem roupa!
E isso traria um transtorno para minha aula, então levei a réplica de Tutânkamon.
A reação deles quando eu desenbrulhava a escultura do pacote foi como seu mostrasse naquele momento a coisa mais interessante do mundo.
Então, contei sobre a arte Egípcia (todos gostam por causa dos mistérios que envolvem a arte egípcia, e particularmente é a minha favorita!), contei sobre o faraó, mostrei fotos das pirâmides, das pinturas egípcias, e depois pedi para que eles criassem um desenho imaginando como que era o faraó Tutânkamon e as coisas que eles haviam aprendido na aula.
Foi perfeito! Eu não poderia ter feito escolha melhor, pois entrei em 9 salas de aula com uma média de 20 á 25 alunos e nenhum aluno deixou de prestar a atenção no que eu estava mostrando.
Os desenhos ficaram maravilhosos, semana que vem vou postá-los aqui no blog.
A reação deles quando viram a escultura foi de "óhhhh"!!!!!
E acredito que plantei uma sementinha em cada um para começar a gostar e entender a arte!
Fiquei muito feliz e com a senssação de dever cumprido!!!
Ainda ficaram "amigos" de Tutânkamon, chamando a escultura de rei Tut!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...