30 março 2011

Guernica - Pesquisa da 4ª série


Em uma segunda-feira, no dia 24 de Abril de 1937, ás 16:45, a cidade de Guernica na Espanha é atingida por bombas atômicas. Uma grande tragédia, em uma cidade de 7 mil habitantes, 1654 pessoas morreram e 889 ficaram feridas. A cidade foi completamente destruída pela Guerra Civil Espanhola.



Mas porquê Guernica foi atacada?
Escolheram um alvo fácil para testar bombardeiros aéreos feitos pelo avião HEINKELS - 11, antes de atacar a capital Madrid. Escolheram uma cidade com poucos habitantes e Guernica também era uma cidade com revolucionários que queriam uma Espanha democrática com direritos iguais. Então o bombardeio também foi uma terrível lição que Guernica recebeu.


O artista Pablo Picasso retratou o desespero dos habitantes da cidade bombardeada no quadro Guernica. Nesse quadro, a Lâmpada significa a técnologia usada pelos aviões, o Cavalo representa o desespero de todos ao serem atacados, a Mãe segura seu Filho morto com desespero, a Casa está em chamas, uma mulher incinerada pede por socorro, o Lampião aceso e o braço decepado significa a chegada da bomba. Esse quadro tem aproximadamente 350x800 metros. Ficou em Nova York até 1981, quando finalmente o quadro voltou para Espanha, pois o pintor não queria o quadro no país até que a Espanha se tornasse Livre. Em 1940, um dos Oficiais do exército também responsável pelo bombardeio da cidade que estava vendo o quadro, perguntou a Picasso: "Você que fez isto?" e o artista respondeu: "Não, foram vocês."


Veja o desenho da Obra em 3D para que você possa depois visualizar melhor o quadro.

Pablo Picasso criou um novo estilo para pintar: o Cubismo. A pintura cubista mostra todos os lados de uma pessoa ou objeto de uma só vez. Faça uma experiência, recorte da revista diversas bocas, olhos, orelhas e nariz. Depois escolha algumas das imagens e monte um rosto com os recortes colando as peças recortadas em um papel. Veja esse exemplo:

Para terminar a Pesquisa, conheça Pablo Picasso, o pintor espanhol que conseguiu retratar o resultado de uma guerra de forma muito original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...